O que é Dança Cigana

A dança cigana é altamente contagiante pela sua alegria, exuberância das cores e seus movimentos que podem expressar sensualidade, amor, raiva, alegria ou tristeza, tudo com a graça de uma dança bonita, atrativa e muito exótica. Além do mais, eleva a auto-estima da dançarina, e a faz redescobrir a sensualidade e reencontrar o seu lado feminino, bem como o prazer de se entregar a um ritmo que une coração, alma e misticismo. Por isso, dificilmente, os ciganos fazem coreografias; dançam soltos e livres, colocando em cada movimento suas emoções.
Seus ritmos envolvem gêneros musicais e coreografias de outros países como o merengue, a salsa, a rumba, o flamenco, ritmos folclóricos da Itália, da Espanha, Húngaros, Russos, do Oriente Médio e Egito. Não se sabe ao certo a sua origem, podendo-se dizer assim, que é uma dança mundial, devido ao seu ecletismo nos ritmos e movimentos.

“Com a cabeça levantada demonstra o poder de sua raça, o bater dos pés na terra clama a força desse elemento para bailar, as mãos para o alto pedem licença para exaltar a natureza, com a força feminina entrega-se ao ritual da dança e banha de beleza e mistério o espetáculo cigano. O barulho das moedas e pedras também fazem sons musicais no ritmo do rodopiar da cigana, as palmas e ralhos envolvem e alimentam a força da cigana, que na sua oração saúda os presentes na comunhão do sagrado e da alegria.” segundo Sumaya Sarran.

Mova seus braços e
· A feminilidade; a busca dos elementais do ar;
· A força feminina que agradece os benefícios do ar;
· Gratidão pelo oxigênio que respiramos;
· Alem de ser um ritual de purificação da aura e um diálogo místico com outra dimensão.

Troca de energia entre o ar e o corpo da bailarina. Porque segundo a tradição dos ciganos, a mulher precisa absorver a energia do ar para se inspirar em seus trabalhos manuais.

Bata palmas e saude as alegrias da vida e chamar os espíritos dos antepassados, sempre com o ritmo da música.

O leque, lenço, castanholas, pandeiro, entre outros; cada um deles tem um significado e uso especial, complementam e objetivam as mensagens que queremos passar, seu uso ou não nas danças ciganas dependem dos costumes do grupo ou das famílias, os lugares pelos quais passaram e quanto tempo ficaram, as afinidades e as origens ancestrais.

JhadeDança Cigana